quarta-feira, 2 de março de 2011

Querido John



Não vou dizer que não gostei do livro ao contrario, adorei sim mas deixa um sentimento amargo na boca. Talvez fosse este o proposito do escritor. Escrito numa linguagem simples de facil leitura e que deixa o leitor com vontade de seguir lendo ininterruptamente.

Mas o que eu queria dizer sobre ele é que apesar de ser apenas um livro, um romance escrito por alguém em quase tudo sempre há um fundo de verdade mesmo nas piadas mais infames ou um personagem que achamos totalmente irreal. Voce sempre vai encontrar algo parecido e com Dear John não é diferente.

Savannah no inicio se mostrava perspicaz, inteligente segura de si e casta o que fez John se apaixonar. Mas ela enfiou os pés pelas mãos. Teve medo e não conseguiu esperar por ele.

Será mesmo possivel amar duas pessoas ao mesmo tempo? Com certeza não seria com a mesma intensidade e ela trocou a paixão verdadeira pelo amor comum. Trocou um vida plena por uma mais confiavel que no final mostrou não ser tão confiavel assim.

Pior é que existem muitas pessoas que acabam fazendo isso por este ou aquele motivo. Deixam de viver plenamente e depois veem como estavam erradas talvez quando já for tarde demais.

Savannah em seu medo e dor pela distancia acabou ptando pelo que parecia mais certo. Ela sofreu duplamente com a falta de John depois com a doença do marido e ela que sempre fora tão certinha queria John de volta e ele que sempre fora safado saio de cena para não estragar um casamento.

Outra coisa que não entendi, não sei porque o escritor optou por isso: Savannah se entregou a John quando ele saiu de licença do exercito. Fizeram amor duas vezes na mesma noite e nas noites que se seguiram ela não quis mais talvez por medo de sofrer no momento em que ele embarcasse de volta a Alemanha mas não tem sentido isso.

Quando duas pessoas se amam como eles se amavam, depois do primeiro contato fisico na idade em que os homonios estão em alta dormindo na mesma cama fica quase impossivel não fazer amor de novo porque amor e sexo estão ligados. Eles se privaram disso para que?

Por mais que Savannah fosse inteligente e dedicada acabei pegando antipatia por ela. Ela mandou a carta terminando tudo, ela se casou de novo enquanto ele preferiu então continuar se realistando. E depois quando o viu de novo ela o queria mas então ela era proibida para ele com aquela aliança sempre mostrando a barreira que ela mesma impusera.

No fundo ela amava de verdade a John então porque não esperou? Ele escrevia, ele telefonava ele fez o possivel...amei a atitude dele mesmo se segurando para não correr para ela deixar o caminho livre para não desfazer um matrimonio e então foi a vez dele dizer adeus. Savannah fez como muitas pessoas fazem quando são preciptadas.

No mais já que eu contei tudo mesmo digo que vale a pena ler e se emocionar com o que John nos conta.


2 comentários:

  1. adorei a sua visão sobre o livro...foi exatamente o q senti pela Savannah, antipatia, não gostei da atitude covarde da personagem, qto ao John, amei! maduro, forte e firme nos seus propósitos...

    ResponderExcluir
  2. Li a sinopse desse livro e não fui com a cara... Não é meu estilo...
    Tô lá na saga do Dragonlance, War of the souls, bem mais parado q a primeira saga, novos personagens, bem menos facinantes q os originais...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!