sábado, 14 de maio de 2011

Morte e Vida de Charlie St Cloud

São quase duas horas da manhã e terminei de ler o livro Morte e Vida de Charlie St. Cloud de Ben Sherwood e como estou sem sono resolvi vir dar minha opinião sobre o livro.


Eu gostei muito. Adoro livros em que a leitura flui bem voce começa a trilhar as paginas e não sente a minima vontade de interromper até que esteja concluido. Este livro é assim. Essencialmente o tema é sobre o que faria se a vida lhe desse uma segunda chance. Voce aproveitaria ou iria desperdiça-la de uma forma ou de outra? Por treze anos Charlie a desperdiçou.

Gostei muito da ideia do autor mas ele usa algo o qual eu não aprecio muito em um livro. Detalhar uma situação ou lugar tudo bem as vezes é preciso mas descrever uma cidade não na sua forma mas citando lugares, lojas, ruas, predios de um lugar o qual voce nunca realmente vai conhecer fica maçante e acho dispensavel ate certo ponto.


Seria como se eu começasse a dizer que fui comer uma lazanha na Macarronada Italina tendo que passar pela avenida Marechal Carmona num horario de pico e depois sair dali e tomar um sorvete na sorveteria Tal, na rua Tal e bla bla bla. Nem todo mundo vai conhecer Campinas. Disso eu não gosto, as vezes é necessario mas não precisa exagerar com o Ben Sherwood o fez. Talvez o tenha feito pela bela recepção que teve na cidade onde se passa a historia ele tenha se empolgado. Ele mesmo escreve sobre a hospitalidade local para com ele.


Além disse houve um capitulo que como leitora achei que ficou tudo meio perdido. São como aquelas cenas onde chegou o momento do heroi ser o heroi e as coisas correm e ficam meio perdidas mas ainda bem que ele se encontrou no final e o livro termina de uma maneira sensata.


Um ponto que eu gostei foi que dos ultimos 14 livros que li este foi o unico em que o autor não teve medo de se aprofundar um pouquinho a mais na hora do sexo. Pelo menos ele diz que Charlie tocou os seios dela porque nem a palavra 'seio' eu li neste livros todos dos ultimos tempos. Ele colocou de maneira meiga, sem vulgaridade mas dando um pouco mais de enfase ao fato.


Ultimamente e principalmente escritoras mulheres estão com a mania de deixar suas protagonistas subindo pelas paredes e vão perder a virgindade lá pelo decimo livro e ainda assim a cena é descrita com apenas um paragrafo. Nada romantico, nada sensual e principalmente zero de emoção. Talvez isso tenha começado com a Bela Swan.


Eu não vi o filme mas vi o trailer e acho melhor nem assistir. Ficara aquele gosto amargo na boca como aconteceu com Meu Querido John. O autor comenta que achava Zac Efron muito jovem para ser Charlie mas depois resolver puxar o saco dos produtores e só pelo trailer percebi que inicialmente ele tinha razão. Se houvessem escolhido alguem mais velho ficasse melhor afinal na maior parte do livro Charlie não é mais um garoto. Talvez atores mais baratos ou queriam produzir algo focado mais para o publico juvenil. Só vi cenas que realmente não foram contadas daquela maneira no livro. Porque sera que é tão dificil um roteirista se ater no basico de um livro?


O livro tem seus encantos e prefiro guarda-los em mim da maneira que eu li e apesar das pequenas coisas de que não gostei eu recomendo. Leia e sinta a tristeza, a culpa e as escolhas de Charlie St. Cloud.

domingo, 1 de maio de 2011

Agua para Elefantes







Ontem dia 30 fui assistir ao filme Agua para Elefantes filme baseado no livro de mesmo nome. Lançado em 2006 Water for Elephantes é de autoria de Sara Gruen. Ainda não tive a oportunidade de ler.


O filme é bom o vilão é ótimo contudo o tema é sobre circos e eu não gosto de circo nem parques de diversões. Enquanto todos veem um lado glamuroso eu vejo um lado obscuro talvez o lado obscuro que é retratado no filme. Sem dizer que sou contra animais em circo.


Enfim o filme é um drama de duas horas é bem interessante quando a atriz Reese Whiterspoon faz suas apresentações primeiramente com os cavalos que tenho que admitir são lindos de morrer e depois sobre Rosie a Elefanta que rouba as cenas e da vontade de morder todinha.


Os que me conhecem sabem que sou fã do Rob Pattinson, ninguém é perfeita. Apesar de ser um drama foi o filme em que mais vi ele sorrindo. Geralmente seus personagens não permitem muitos sorrisos.


O filme é bom mas se comparar prefiro Remember Me. A critica desceu a lenha legal. Mas quem é o critico de cinema? Ele já fez um filme? Ele conhece mesmo as dificuldades de fazer e atuar num filme, de dirigir?Não. Ele vai pelo gosto dele. Obvio que sentimos quando um filme esta muito bem intrepretado e dirigido agora dizer se é bom ou ruim cada um que o diga. Aposto que a critica fala horrores de Velozes e Furiosos mas da bilheteria inclusive a venda dos ingressos para o quinto filme começa em breve pelo menos no Shopping Dom Pedro. É o tipo de filme que eu não gosto mas quem sou eu para criticar. Cada um tem um gosto. Ou seja critico de cinema para mim não tem serventia alguma.


Agua para Elefantes ainda caiu nos tabloides americanos com a atriz Reese supostamente falando que o ator Rob é nojento, sujo, não troca de roupa e na cena de sexo foi um horror por ele estar resfriado escarrando muco verde. Hummmm que anti etico. Mas o problema é: que cena de sexo? Ate agora estou esperando por ela. Vai ver foi realmente tão horrivel que cortaram tudo pois o que mostrou não passou de uma cena de uns 30 segundos com eles vestidos o Rob por cima roçando os labios na angelical Reese. Não era para tanto alarde. Mas ela deve ter mesmo nojo dele porque houve durante todo o filme varios beijos roubados sem muita emoção. Se o personagem dela amava mesmo Jacob não demonstrou tanto assim.



E alias com tanta propaganda do muco verde quando chegou a tal cena me lembrei deste detalhe e nem consegui ver a cena direito. Parabens a Reese pela bela propaganda que fez de seu trabalho. Alias dona Legalmente Loira metade do cinema era mulher e duvido que foram ver loiras ou elefantes.


Talvez eu não tenha gostado mais justamente pelo fato que não gosto muito dos bastidores dos circos. Como é mencionado no mesmo ' tudo é uma ilusão'.

Vale a pena conferir mas para mim é um filme para ser visto uma vez só.