sábado, 14 de maio de 2011

Morte e Vida de Charlie St Cloud

São quase duas horas da manhã e terminei de ler o livro Morte e Vida de Charlie St. Cloud de Ben Sherwood e como estou sem sono resolvi vir dar minha opinião sobre o livro.


Eu gostei muito. Adoro livros em que a leitura flui bem voce começa a trilhar as paginas e não sente a minima vontade de interromper até que esteja concluido. Este livro é assim. Essencialmente o tema é sobre o que faria se a vida lhe desse uma segunda chance. Voce aproveitaria ou iria desperdiça-la de uma forma ou de outra? Por treze anos Charlie a desperdiçou.

Gostei muito da ideia do autor mas ele usa algo o qual eu não aprecio muito em um livro. Detalhar uma situação ou lugar tudo bem as vezes é preciso mas descrever uma cidade não na sua forma mas citando lugares, lojas, ruas, predios de um lugar o qual voce nunca realmente vai conhecer fica maçante e acho dispensavel ate certo ponto.


Seria como se eu começasse a dizer que fui comer uma lazanha na Macarronada Italina tendo que passar pela avenida Marechal Carmona num horario de pico e depois sair dali e tomar um sorvete na sorveteria Tal, na rua Tal e bla bla bla. Nem todo mundo vai conhecer Campinas. Disso eu não gosto, as vezes é necessario mas não precisa exagerar com o Ben Sherwood o fez. Talvez o tenha feito pela bela recepção que teve na cidade onde se passa a historia ele tenha se empolgado. Ele mesmo escreve sobre a hospitalidade local para com ele.


Além disse houve um capitulo que como leitora achei que ficou tudo meio perdido. São como aquelas cenas onde chegou o momento do heroi ser o heroi e as coisas correm e ficam meio perdidas mas ainda bem que ele se encontrou no final e o livro termina de uma maneira sensata.


Um ponto que eu gostei foi que dos ultimos 14 livros que li este foi o unico em que o autor não teve medo de se aprofundar um pouquinho a mais na hora do sexo. Pelo menos ele diz que Charlie tocou os seios dela porque nem a palavra 'seio' eu li neste livros todos dos ultimos tempos. Ele colocou de maneira meiga, sem vulgaridade mas dando um pouco mais de enfase ao fato.


Ultimamente e principalmente escritoras mulheres estão com a mania de deixar suas protagonistas subindo pelas paredes e vão perder a virgindade lá pelo decimo livro e ainda assim a cena é descrita com apenas um paragrafo. Nada romantico, nada sensual e principalmente zero de emoção. Talvez isso tenha começado com a Bela Swan.


Eu não vi o filme mas vi o trailer e acho melhor nem assistir. Ficara aquele gosto amargo na boca como aconteceu com Meu Querido John. O autor comenta que achava Zac Efron muito jovem para ser Charlie mas depois resolver puxar o saco dos produtores e só pelo trailer percebi que inicialmente ele tinha razão. Se houvessem escolhido alguem mais velho ficasse melhor afinal na maior parte do livro Charlie não é mais um garoto. Talvez atores mais baratos ou queriam produzir algo focado mais para o publico juvenil. Só vi cenas que realmente não foram contadas daquela maneira no livro. Porque sera que é tão dificil um roteirista se ater no basico de um livro?


O livro tem seus encantos e prefiro guarda-los em mim da maneira que eu li e apesar das pequenas coisas de que não gostei eu recomendo. Leia e sinta a tristeza, a culpa e as escolhas de Charlie St. Cloud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!