terça-feira, 8 de março de 2011

Decepção


Eu entendo que muitas vezes para adaptar um livro para o cinema precise que a historia original sofra algumas alterações. E também sei que o filme para ficar o mais fiel possível depende muito dos roteiristas e diretor.
Peter Jackson tentou deixar a trilogia de Senhor dos Anéis o mais próximo possível do que Tolkien descreveu sobre o mundo da Terra Media e por mais bobo que as pessoas achem de Crepúsculo e sua saga também foram transportados para a telona de maneira bem fiel ao que Stephenie Meyer escreveu.
Infelizmente não foi o que aconteceu com Querido John (livro de Nicholas Sparks). Eu esperei tanto do filme e recebi tão pouco. Mudaram personagens e idéias que até agora não entendi o por que destas mudanças. Não achei os atores ruins, mas poderiam ser mais bem aproveitados. O roteiro muitas vezes mencionou algo de era de importância banalmente talvez até passando despercebido por quem assistiu ao filme. Afinal a historia não é somente sobre John e Savannah mas também sobre John e seu pai.
Para quem já viu o filme, não, John nunca foi ferido na guerra, o pai morreu de ataque do coração e não AVC. Alan o garoto autista que no filme não se parece em nada com alguém que tenha autismo é irmão de Tim e não filho...de onde tiraram isso? Alias alguém percebeu que tinha um garoto autista no filme? Alguém mencionou que o pai de John supostamente teria a doença Asperger? Não...
O momento mais dramático que a meu ver seria quando John retorna e reencontra Savannah, uma mulher que naquele momento estava sofrida sobrecarregada de trabalho duro na fazenda e responsabilidade com um marido doente no hospital. Vivendo numa casa velha onde ela e o marido vinham dando duro para arrumar tudo eles mesmos antes do câncer chegar.
No filme Savannah não expressa quase dor nenhuma pelas escolhas mal feitas. Não esta abatida pelos acontecimentos. O script e a direção falhou em deixar passar para nós a emoção final. Preferiram terminar com a morte de Tim e um abraço entre John e Savannah com um sorrinho bobo no rosto de cada um deles coisa que não aconteceu.
Foi muito mais emocionante John relatando estar escondido sob a escuridão da noite a espera dela, do seu amor apenas saindo de dentro da casa e ver se ela ainda olharia para a lua cheia como tinham combinado anos atrás e ela o fez. Eles sempre se amariam Tim até poderia vir a morrer mas naquele momento eles estavam separados. Proibidos um para o outro.
É tão difícil de relatar algo assim no cinema? Não era nenhuma super produção. Era uma historia simples de amor onde a vida resolveu atrapalhar tudo. Simples assim e bonito não precisava ter sido mudado nada.
Como eu já disse esperava mais, o filme não conseguiu me emocionar.


-- Complementando o post de hoje queria dizer que já tenho mais dois livros na fila de espera para serem lidos: o terceiro livro da série Os Imortais - Terra das Sombras de Alyson Noël e O Milagre também de Nicholas Sparks.

Um comentário:

  1. Morga, se vc q curtiu o livro não achou o filme bom, eu é q não vou perder meu tempo!!!
    Só pelo trailer já vi q não era pra mim...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!